O Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, mais conhecido como Machadão, é o principal e maior estádio de futebol da cidade do Natal e do estado do Rio Grande do Norte, ficando localizado na Avenida Prudente de Morais, 5121, bairro Lagoa Nova. É o estádio oficial do América de Natal e também do Alecrim Futebol Clube.
Além de receber partidas de futebol do Campeonato Potiguar, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, o Machadão recebe em seus arredores o Carnatal, o Kartódromo e, periodicamente, shows, circos e parques de diversão.
O estádio foi projetado pelo arquiteto Moacyr Gomes da Costa e é considerado um dos mais belos do Brasil, tanto que foi chamado pelo então governador do estado Cortez Pereira de "um poema de concreto". Além do governador, foi inaugurado pelo então prefeito Jorge Ivan Cascudo Rodrigues.
Foi batizado inicialmente com o nome de Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco e conhecido simplesmente como Castelão. Somente em 1989 teve seu nome alterado para Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, em homenagem ao ex-presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol.
O Machadão passou por uma reforma, aumentando sua capacidade para 35.000 espectadores, essa reforma custou cerca de 17 milhões de reais aos cofres públicos.
Oficialmente, o recorde de público do estádio Machadão foi 53.320 pessoas, em 29 de novembro de 1972, no jogo ABC Futebol Clube 0 x 2 Santos, válido pelo Campeonato Brasileiro. Porém, acredita-se que um jogo ABC e América de 1976, vencido pelo "mais querido" por 3 x 0, tenha contado com um público de mais de 54.000 torcedores fanáticos
Embora tenha sido projetado para receber 52 mil pessoas, ao longo dos anos a capacidade do Machadão foi reduzida para cerca de 23 mil, devido ao fechamento da chamada "geral", à infiltrações em sua marquise e a outros. fonte: Wikipedia
Um comentário:
se depender da competencia da governadora eprefeita com suas equipes no lugar do estadio teremos um terreno baldio e se a copa do mundo o nosso estado for sede os jogos serão no ferreirão
Postar um comentário