domingo, 19 de dezembro de 2010

LULA DESCARTA A POSSIBILIDADE DE CONCORRER A UM CARGO NA ONU...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou a possibilidade de concorrer a um cargo na Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo Lula, o cargo de secretário-geral da ONU deve ser exercido por um técnico, e não por um ex-presidente. O presidente da Bolívia, Evo Morales, defendeu que Lula ocupasse a Secretaria-Geral das Nações Unidas.
“Vejo a indicação como um gesto de cortesia do meu companheiro Evo Morales, mas essas coisas a gente não reivindica, não pede e não articula. Acho que a ONU precisa ser dirigida por algum técnico competente, não pode ter um político forte, porque ele não pode ser maior do que os presidentes dos países”, disse Lula, na entrevista coletiva de encerramento da Cúpula do Mercosul.
Na opinião de Lula, um ex-presidente dos Estados Unidos, por exemplo, não deve ocupar o posto. “Fico meio preocupado porque, se virar moda, presidentes de países presidirem a ONU, daqui a pouco, os Estados Unidos estarão disputando, além do Conselho de Segurança, o controle também das Nações Unidas, e aí tudo ficará mais difícil.” 

Nenhum comentário: